icone icone twitter icone linkedin icone youtube icone instagram

BUSINESS COACHING

PALAVRA DO COACH MARCOS BRAUN

“O mundo empresarial vive momentos de intensa transformação, exigindo dos profissionais um investimento contínuo na expansão e renovação de suas competências de cunho técnico e relacional. As posições de liderança exigem a renovação de habilidades, atitudes e comportamentos que nem sempre são facilmente desenvolvidos e praticados. Assim, um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados. Neste contexto surge o Coaching, como um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade e performance na vida e nos negócios.”

OBJETIVO:

O programa BUSINESS COACHING é direcionado para Nível Estratégico da Empresa, objetivando a maximização do potencial de realização de cada Gestor, motivando-o a ter uma maior performance enquanto ser humano, capacitando-a para a Vida e a Carreira Executiva, bem como para novas responsabilidades em seu momento de vida atual. Assim, ocasionará um melhor aproveitamento de suas potencialidades, aumento da confiança na tomada de decisões e melhorias na qualidade de vida e do trabalho.

O QUE É COACHING:

Essa palavra transmite o sentido de treinar, de apoiar pessoas a se dedicarem e a terem entusiasmo no cumprimento de seus objetivos.

A essência do Coaching está no trabalho de desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências do cliente, equipando-o com as ferramentas e conhecimentos necessários para que ele alcance seus objetivos.

Coaching é um processo interativo e individual. Auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal e profissional não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Imagine como seria ter alguém cujo único objetivo é ajudar você a realiza seus sonhos. A despertar para novas competências de Gestão. A ser um executivo melhor. Alguém que o ajudasse a se relembrar da grandeza que há dentro de você, que não aceitasse nada menos do que o melhor que você tem, que o ajudasse a desenvolver as capacidades necessárias para vencer os obstáculos e para estar pronto para ir ao próximo estágio de sucesso da sua vida. Este é o trabalho realizado em Coaching. Ele ajuda o cliente a transformar possibilidades em realidade. O Coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance empresarial ou transformação pessoal.

COACHING É A MESMA COISA QUE TERAPIA?

NÃO! O Coaching tem como premissa principal “trabalhar com foco no presente e foco no futuro”, não tratando assim de feridas passadas ou alguma patologia mais séria como depressão, rancor, etc.
Além disso, o Coaching tem um objetivo final bem definido. FOCO É A PALAVRA CHAVE!

Coaching também é confundido com conselheiro, mentor e guru. Apesar de extremamente valiosos, nenhum destes papéis requer o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas. No papel de Coach, este compromisso é fundamental na medida em que o Coach atua no campo do desempenho – resultado e realização pessoal e profissional – e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.

PROGRAMA BUSINESS COACHING

O Processo Coaching com foco Executivo-Empresarial é uma metodologia de desenvolvimento profissional inovadora cujo valor, impacto e contribuição estão sendo cada vez mais reconhecidos no cenário organizacional em função dos resultados favoráveis apresentados.

Afirmações, como as que se seguem, demonstram a atualidade e eficácia do coaching no mundo dos negócios:

# “A meta do Coaching é a meta da boa gestão – utilizar ao máximo os recursos valiosos de uma organização” (Harvard Business Review).

# “Coaching faz parte do processo de desenvolvimento padrão da elite de executivos e de candidatos a promoções” (CNN.com).

O Coaching Executivo-Empresarial adota uma abordagem sistêmica, focaliza o cliente (Coachee) como parte do seu contexto de trabalho, considerando os aspectos que facilitam e/ou restringem o equacionamento da problemática a ser trabalhada.
Quanto mais elevada a posição do executivo na estrutura organizacional, maior tende a ser sua solidão, pois a maioria das questões ligadas ao seu próprio desempenho, desafios do seu cargo ou natureza do seu relacionamento com seus subordinados diretos são confidenciais, impedindo-o de comentar/discutir estas questões. O Coach, sendo um profissional “de fora”, confiável e neutro, constitui um parceiro ideal com quem ventilar estes assuntos confidenciais, trocar informações, discutir alternativas de ação (jamais emitir opinião, isso não é papel do Coach. O Coach tem as perguntas e o Coachee tem as respostas).

O caminho para a conquista dos objetivos profissionais, muitas vezes, está relacionado a alguma mudança interior, ou seja, será o resultado do auto-desenvolvimento e da aprendizagem de novos modelos mentais, livrando-se de condicionamentos limitantes e obstáculos à mudança, abrindo-se para novas experiências. Todo o processo do Coaching será realizado pela metodologia FARM – FOCO, AÇÃO, RESULTADO E MELHORIA CONTINUA.

Esta metodologia será trabalhada em três áreas com o Coachee:
1. Metas: Focar no que ele quer e no “como” alcançar;
2. Valores: Saber o que é importante para ele e vivenciá-los no alcance de suas metas;
3. Crenças: Desafiar opiniões limitantes graças ao fornecimento de tarefas que promovam feedback.

COMO FUNCIONA O PROCESSO COACHING

O Coaching é um processo que normalmente acontece individualmente entre Coach (Profissional) e Coachee (Cliente) em 12 sessões de 1h20min. Podendo ocorrer no ambiente de trabalho, respeitando sempre o horário anterior ou posterior a jornada de trabalho, com datas e horários previamente agendados.

No primeiro encontro são alinhadas as expectativas, em seguida uma palestra de sensibilização e explicação de todo o processo, a solução de eventuais dúvidas e a apresentação dos direitos e deveres dos participantes do processo: Coach e Coachee. Após esta etapa é marcada a 1ª sessão. Na 1ª sessão é feita uma análise do objetivo do Coachee e determinado a marcação das demais sessões.

Todas as sessões são individuais e presenciais. Sempre entre o Coach e o Coachee.

O Processo de Coaching compreende 12 sessões mais uma pré-sessão(encontro para alinhamento das diretrizes do processo do trabalho), em tempo aproximado de 3 meses. Ao final destas 13 sessões, serão avaliados os resultados gerais e objetivos atingidos (ou não). Ao final, o Coachee receberá um Diagnóstico com base no método FARM com as observações, feedback’s e orientações do COACH. Este mesmo diagnóstico será passado para a empresa contratante, no caso, sendo esta a patrocinadora do trabalho de Coaching.

Sua metodologia caracteriza-se pelos seguintes aspectos:

Foco na transferência da teoria para a prática
Voltada para resultados observáveis nos aspectos pessoal, profissional e organizacional, uma vez que mudanças pessoais e profissionais impactam a produtividade e os resultados da organização como um todo.
Auto-Feedback.
Uma nova expressão que utilizamos para significar “aprendizagem contínua através da reflexão sobre os resultados alcançados pelas nossas ações” e que contribui para expandir nossa consciência e nossa capacidade de auto-observação.
Processo Personalizado
Atende as necessidades específicas daquele momento e daquele determinado contexto. Esta especificidade permite obter resultados com maior agilidade, uma vez que se focaliza a eliminação / neutralização das causas e não o tratamento dos efeitos.
Aprendizagem Continuada
Ao buscar opções e analisar a viabilidade destas, o cliente (Coachee) entra em contato com novas maneiras de realizar o trabalho e novas formas de agir que serão incorporadas aos seus conhecimentos, habilidades e experiências. Esta condição contribui para diversificar e ampliar o leque de competências interpessoais, gerenciais e de liderança do Coachee, permitindo que ele aperfeiçoe o uso do seu potencial.
Oportunidade de reflexão e diálogo
O processo de Coaching cria um espaço na agenda do cliente (Coachee), em geral sobrecarregada de compromissos e situações inesperadas, para trocar idéias com o Coach a respeito de seu grau de satisfação/insatisfação no trabalho, dos eventuais conflitos entre valores pessoais e valores da organização, da sua carreira, desafios, temores, inseguranças, relacionamento com pares subordinados e demais executivos, suas contribuições para a empresa, etc.

Oportunidades desta natureza são raras no mundo empresarial, marcado pela pressão, pela competição, pelas demandas constantes por resultados. Estes fatores tendem a gerar estresse, ambigüidade nos relacionamentos entre pessoas, falta de confiança e de solidariedade, defensividade.

É necessário reforçar que a relação entre Coach e Coachee seja de muita confiança e comprometimento. Para isto é imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua dos valores e a troca de experiências. Esta prática de abertura, central em Coaching, abre espaço para um alto padrão de desempenho. O Coach incentiva o cliente a compreender todo feedback que a experiência proporciona e a analisar a situação sob novas perspectivas. Com seu feedback, o cliente amplia sua consciência e fortalece sua auto-estima.

BENEFÍCIOS ESPERADOS COM O PROCESSO DE COACHING

1. Expansão do indivíduo, mental e emocionalmente, para que ele tenha mais escolhas de ação, evitando que se conforme com os mitos do “eu nasci assim” ou “a vida me fez assim”;
2. Aumento da autoconfiança e melhoria da análise na tomada de decisões;
3. Desenvolver a abertura do indivíduo a novas experiências, através da mudança de modelos mentais condicionados e emoções destrutivas;
4. Explorar e desenvolver potenciais para alcançar objetivos;
5. Aumentar a capacidade de responsabilidade pela própria vida, criando o caminho para novas oportunidades;
6. Desenvolver competências necessárias para a Gestão Empresarial e Liderança;
7. Aprender a conviver com adversidades;
8. Desenvolver a Inteligência Emocional, através das habilidades:

Autoconsciência: Reconhecer e entender o próprio temperamento, as emoções e iniciativas, assim como seus efeitos nos outros;
Autodisciplina: Controlar ou direcionar impulsos. Protelar julgamentos. Pensar antes de agir. Mudar crenças irracionais para crenças racionais.
Motivação: Perseguir metas com energia e persistência, através do aprimoramento da auto-motivação e motivação dos outros.
Empatia: Entender o modo de ser emocional das outras pessoas. Conhecer como funcionam os filtros de percepção.
Habilidade Social: Desenvolver a habilidade de gerenciar relacionamentos e criar redes de relacionamentos.

INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA CONTRATAÇÃO

• Todo o processo de Coaching terá como base de contratação o Valor (R$) hora, sendo tal estrutura desenhada para o período de 12 semanas, ao longo de 3 meses e com carga horária entre 40 e 50 horas, contemplando atividades presenciais e não presenciais, distribuídas no decorrer deste período em 13 sessões.
• Todo o projeto será direcionado para o profissional descrito na proposta, sendo outro ou qualquer serviço de outra natureza, ocorrerá a cobrança numa nova forma de contrato.
• Os horários da prestação dos serviços de Coaching, serão alinhados e acordados, conforme agenda de ambos, Coach e Coachee.
• As sessões de Coaching deverão ocorrer obrigatoriamente em encontros semanais com horário, data e local pré-agendados, salvo eventualidades por motivo de força maior, bem como orientação do Coach para que o coachee utilize aquela semana de “ausência” para atividades do processo.
• Ambos, Contratante e Contratado, reservam-se no direito de efetuar o cancelamento dos serviços prestados em qualquer momento, em comum acordo e com o devido planejamento, caso as expectativas não venham ser atendidas. Atentando que em hipótese alguma haverá ressarcimento de valores pagos.
• O Coach reserva-se no direito de cancelar seus serviços prestados, caso não haja alinhamento e comprometimento do Coachee no referido processo, sendo compatível a mesma situação em relação à empresa contratante.
• Após aprovação da Proposta será alinhada uma reunião entre a empresa, o executivo (coachee) e o Coach para alinhar os objetivos propostos com o trabalho de Coaching e demais deliberações.

logo CYD logo

logo dezz design